segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O GDF dá boas vindas aos professores concursados

A secretária de Educação, Regina Vinhaes, inicia sua fala justificando e explicando o processo de contratação de professores temporários Em sua fala, expressa que recentemente assimilou entendimento do que realmente seria a necessidade da contratação temporária. Demonstrou certa incoerência em seu discurso quando afirmou que a real carência da rede será atendida com a posse dos 400 aprovados e que o saldo remanescente será atendido pela demanda temporária.

Contudo, o chefe de Gabinete Adilson, complementou sua fala quando se lembrou da questão das aposentadorias, que são inúmeras, ela tangenciou sua resposta e de uma forma bem sutil desviou o discurso. Relatou que há possibilidade de novas nomeações, porém essas podem corresponder a centenas de candidatos aprovados nesse último certame de 2010.

A partir de então, Regina conduziu a solenidade explanando sobre os Eixos Prioritários relacionados ao novo processo de Ensino Público do DF.

Os eixos temporários perpassam os seguintes tópicos:

· As creches;

· Alfabetização de jovens e adultos;

· Novo modelo de educação integral;

· Gestão democrática da educação, por meio da eleição diretora de diretores das escolas da rede;

· Desprivatização da Máquina Pública por meio do encerramento dos convênios privativos e sua substituição por convênios com órgãos e empresas públicas.

· Formação e valorização dos profissionais de educação. Ressaltou que “a valorização do profissional da educação é uma questão de vida ou morte” na busca da educação de qualidade, garantindo a formação continuada em busca da qualidade. A busca pelo aperfeiçoamento da carreira do magistério público.

ü As condições de trabalho e a precariedade da estrutura física de algumas escolas. A escola é condição de bom trabalho para o professor. “Professor que trabalha em uma escola arrumada promoverá muito mais prazer em virtude dessas melhores condições de ensino. Pois as frustrações geradas por não conseguir aquilo que gostaria de desenvolver no ensino.” Em sua fala ela ressalta o conhecimento da necessidade da valorização do profissional da educação.

Informações complementares.

· Dando prosseguimento às explanações a secretária deixa claro que nenhum professor recém chegado à rede pública poderá exercer ou ocupar cargos ou funções dicotômicas à regência de sala de aula.

· Durante o período do estágio probatório, aos professores serão oferecidos cursos de aperfeiçoamento e capacitação.

· Foi realizada a comparação da estrutura educacional do DF face às demais UF. Em sua fala, valoriza o nível de formação e capacitação dos que atuam na rede. “O quadro da Rede é um quadro bom, mas que merece melhorar”. O DF é aquele que sabe ensinar melhor, será aquele que terá melhores condições de aprendizado aos alunos.

O secretário adjunto, Erasto Fortes, iniciou sua fala relatando que esse momento não se tratou apenas de uma solenidade, é um ato jurídico relacionado à Carreira de Magistério Público do DF.

Valorizou a eleição do governados Agnelo e da nova composição da SE, como oportunidade de resgate à correção da dissolução ética que acometeu o DF.

Ele resgata a fala da secretaria dizendo que a transformação da sociedade passa pela escola.

Em seu discurso cita Paulo freire “Que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Realiza então, a apresentação dos novos subsecretários e assessores da SE.

Erasto lembrou a existência de uma portaria que prevê a formação continuada dos profissionais da educação. Esse curso terá a possibilidade de promover o conhecimento das estruturas organizacional do DF.

Ele finaliza sua fala ressaltando o compromisso de resgate das políticas educacionais por meio da construção da possibilidade de ter as escolas como meio de perpetuação da melhoria da elaboração do conhecimento.

O Senhor Francisco José, atual diretor da EAPE- Escola de Aperfeiçoamento dos profissionais da Educação.

Essa escola pretende que a formação seja ampla e esteja dentro da proposta da educação diferenciada rumo à qualidade social.

A EAPE, hoje oferece a cada semestre algo em torno de 6 mil vagas, cursos próprios ou de parcerias estabelecidas. Com a pretensão de resgate aos cursos federais em parceria com o Governo Federal, junto ao Ministério da educação, que infelizmente, durante os últimos anos foi deixada à margem.

Convidou os professores a participarem do curso PROFEDUC - Profissionais da Educação e Trabalho. - que aborda a legislação relacionada ao ensino público e questões da ética profissional, o regimento interno da secretaria e os sistemas de avaliações de grande e pequena escala. No sentido de promover a compreensão dos novos professores das políticas de acompanhamento e avaliação do ensino.

As políticas de inclusão, com o intuito de promover o diálogo diante da importância desse assunto e da diversidade social e cultural presentes nas escolas.

Há a pretensão do estabelecimento do diálogo para esclarecer a gestão democrática não apenas das escolas como também das organizações sociais.

Evidencia a existência de um roteiro de formação dos componentes curriculares de cada área de ensino, para que o acompanhamento das atividades e procedimentos possa ser realizado. A formação continuada na perspectiva do desenvolvimento profissional.

O encerramento foi realizado pela Secretária Regina Vinhaes.

Um comentário:

  1. Sempre falam que convocaram 100% dos aprovados, entretanto, fui aprovada e até hoje não fui nomeada... Não convocaram os concursados no componente curricular odontologia, mas convocaram os temporários para exercer a atividade em questão!!

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