sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Professores Aprovados em 2010 marcam presença no Paranoá.


No dia 09 de fevereiro de 2011, alguns Professores Aprovados no Concurso de 2010, estiveram na escola do Paranoá, no intuito de marca a presença e demonstrar que este grupo ainda aguarda ser convocado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal. A nossa presença neste evento não foi com o intuito de afrontar os gestores da Secretaria de Educação, até mesmo porque sabemos da qualidade profissional de toda essa equipe. Nesse evento, tivemos um contra tempo que deixou alguns dos aprovados constrangidos , fomos convidados a nos retirarmos, pelo comandante da PM que realizava a segurança do evento.
Confiamos na gestão da Secretaria de Educação, contudo não podemos ficar apáticos ao perceber que poucas vagas estão sendo preenchidas pelos concursados efetivos, o que desejamos não é o vínculo empregatício, não é ser apenas professor efetivo da SE/DF. Desejamos ocupar as salas de aulas que estão carentes de educadores, queremos contribuir à educação harmoniosa dos estudantes da rede, que já sofrem com outros tantos problemas. Temos ciência da necessidade da contratação dos professores temporários, mas pleiteamos a legalidade nessas contratações, em respeito a lei, aos aprovados em concurso público para cargos efetivos e a sociedade.
Ex.: Maria Suzimeire*, aprovada no concurso de 2010, ocupa uma vaga como temporária,(sigla da ocupação ANT- ABERTURA DE NOVA TURMA) vaga esta que seria dela, se o TAC, estivesse sendo observado.
Mas como nós (os aprovados) ainda temos uma porta aberta, que será uma negociação marcada para o dia 16 de fevereiro de 2011, fica o desejo de que ao término desta reunião tenhamos uma resposta, não queremos mais ficar agendando reuniões, queremos uma resposta pensada em eventos passados (convocação/ desconvocação), como também em eventos atuais ( temporário em vagas efetivas).
Não queremos ser vistos como baderneiros ao ponto de sermos convidados a sair de um local público. A nossa identidade profissional é PROFESSORES , e somos mais de quatro mil concursados entre mães, pais e filhos/as que se graduaram em diversas áreas, passamos em um concurso e iremos continuar lutando pelo nosso ideal que é ser professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. E podemos garantir que esse reconhecimento já obtivemos, somos conhecidos como militantes de um movimento ordeiro, organizado e acima de tudo, somos comprometidos com a educação.
Sabemos que ter professor temporário em lugar efetivo, não é uma situação criada por este governo e, até arriscamos dizer que diante dessas carências da rede de ensino, sem orçamento não restou outra alternativa a "colocar temporário em vagas efetivas", porém o que esperamos é que esta situação seja revertida , que se trabalhe o orçamento e ocorra a discussão na Câmara. Esperamos que essa a resposta venha coroar este governo. Que seja lembrado como o que mudou a desvalorização histórica do profissional da educação.
Não podemos ignorar o que vislumbramos à frente, a saúde vai melhorar e daremos o mérito ao nosso Governador, mas sem educação não há como se pensar em saúde e sem saúde não há que se pensar em educação.
E, para confirmar a nossa confiança, esperamos mudanças no sentido de se buscar verbas para educação com o mesmo empenho e união dispensadas à área da saúde.
Então, nosso pedido de hoje é que este movimento adquira a simpatia deste governo, sabendo que ao nosso Governador, que possui formação humana (médico), fique evidente que em nenhum momento consideramos que a educação será preterida, pois a formação do profissional da saúde é iniciada pelo profissional da educação.

*nome fictício

Um comentário:

  1. sou professora aprovada no concurso/2010 e trabalho como temporária, e soube hoje na escola que vai ter otro concurso para professor isso é verdade?

    ResponderExcluir