sábado, 29 de janeiro de 2011

Coerência nas ações!

O Certo é que a ajuda que precisamos esta muito fácil de serem conquistadas. Mas o que fica difícil para nós são respostas que ferem aos interesses deste grupo. Sei que algumas respostas já estão na boca do forno, conforme segue:


1º - Cronograma de nomeações.

Minha impressão a esta resposta: Não há que se falar cronograma neste momento, visto que, se aceitarmos isto, estaremos rasgando o TAC, quando prevê  que o início de turma é permitido somente com professor aprovado em concurso.
E aceitando um cronograma inicial, eu também vou ferir todo à todos, porque a vontade de todos é que 1.545 saiam da frente dos demais, encurtando assim a fila.
Isto não significa que o cronograma não esta na nossa pauta. Mas o que tem que ser observado é que tem que se trabalhar a questão orçamentária, trazer verbas para que assim  fazer as nomeações dos 1.145, só então  começamos a discussão de um CRONOGRAMA.

Temos pela frente uma luta muito maior, quando fala-se em Ministério Público, fala-se e provocá-lo para a situação momentânea que estamos vivendo,mas creio que existe um caminho mais demorado, mas que trará resposta definitiva.

Se a contratação de temporários se der por meio de Diário Oficial,  a publicidade deste ato poderá ser realmente fiscalizada, então neste momento, não cabe mais a nós uma provocação no Ministério Público, e sim uma ação judicial.

Desde o dia 26/11/2010, venho mantendo este  discurso,(Carta entre ao Erastos) que o ato de nomeação de temporário não seja um ato tão informal e interno, o que fere o princípio da publicidade. Ninguém nunca vai saber quando uma Escola chamou um temporário e nem a vaga que ele pode estar ocupando.

O caminho é um Projeto Lei que faça do ato de provimento de vaga para temporários um ato vinculado.
1º chama-se o temporário, mas atrelado a esta chamada publica-se a matrícula do EFETIVO, com a causa do afastamento.(Identificando assim como uma substituição de carência reais tais como licença maternidade, acompanhamento de familiar doente e etc... )
Se algum deputado, sindicato ou jurista entra nesta guerra administrando desta forma, não haverá mais que se falar em FARRA DOS TEMPORÁRIOS. Então a promoção do mesmo será nítida.

7 comentários:

  1. Bom dia, colegas de luta!
    Não podemos parar de lutar, a vaga é nossa e não podemos engolir tudo de forma passiva.
    Hoje no Correio Braziliense no caderno Cidades tem uma nota falando do nosso concurso, na página 27 "Política no DF". Vamos ficar atentos e entrar com uma ação no MPDFT.

    ResponderExcluir
  2. Professores Aprovados,
    Temos que ir na Câmara Legislativa no dia 01/02/2011 (primeiro dia de funcionamento) pedir VOTAÇÃO DE URGÊNCIA para ampliação do número de vagas para professores e readequação de verbas orçamentárias para garantir nossa NOMEAÇÃO.

    Sei que muitos aqui vão falar: "existem vagas", "dinheiro tem e muito..." EU SEI DISSO... mas O GOVERNO ESTÁ COLOCANDO ESSA QUESTÃO ACIMA IMPORTANTE PARA VIABILIZAR A NOMEAÇÃO DE TODOS OS APROVADOS!

    Os Deputados fazem isso rapidamente e resolve o nosso problema.

    Pessoal, temos que tentar de tudo: manifestações, mandado de segurança e PRINCIPALMENTE ESSA AJUDA DA CÂMARA LEGISLATIVA.

    Tenho CERTEZA, que com essa medida E APROVAÇÃO PELA CÂMARA LEGISLATIVA, TODOS NÓS APROVADOS CONSEGUIREMOS SER NOMEADOS.

    Prof. Samuel

    ResponderExcluir
  3. Olá, amigos de jornada e luta,
    Bem, sou a Claudia que mora no interior de São Paulo e quase foi linxada no blog do WD, do SINPRO, por ser completamente contra a ocupação de vagas efetivas por temporários.
    Deixo claro que sou efetiva num turno aqui e temporário no outro porém, neste segundo não ocupo vaga de concursado porque quando sai a publicação da convocação dos temporários, todos sabem o motivo do afastamento do titular da vaga. A isso chamo de TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA.Então, em momento algum estou aquiou em qualquer outro site ou blog querendo desrespeitar nossos colegas temporários , apenas, tenho profundo respeito aos que como fruto de seus esforços, conseguem aprovação em concurso público e como tal , merecem ser nomeados.
    Vejam bem...Hoje, dia 30/01/2011, no principal jornal de circulação da minha cidade foi divulgada uma nota que torna pública a votação que acontecerá na Câmara Municipal no dia 01/02 ( 3ª feira) a favor da autorização da abertura de 60 vagas para contratação imediata de professores concursados, uma vez que a SME verificou tal carência na rede municipal.
    Pensem comigo! Franca é uma cidade com 500.000 habitantes que, ao verificar a carência para contratação de professores, agiu como manda o Ministério Público ( exatamente como consta no documento RECOMENDAÇÃO N. 01/2011–PROEDUC, de 27 de janeiro de 2011, publicado ai no DF no dia de 28/01/2011).
    Não houve tapeação...Nao houve desculpa de que não há orçamento. Simplesmente o administrador local faz cumprir a lei que PROIBE a contratação de temporários para vagas geradas por vacância ( aposentadorias, demissões e falecimentos).
    Segue abaixo cópia de parte da matéria publicada no site - se quiserem acesso completo visitem http://www.gcn.net.br/jornal/index.php?codigo=119487&codigo_categoria=21...

    --------------------
    -Após recesso, Câmara vota criação de 60 cargos de professores
    Terminado o recesso, a Câmara Municipal de Franca realizará a primeira sessão do ano nesta terça-feira. Também de autoria do Executivo, os vereadores vão votar o projeto que autoriza a Prefeitura a criar 60 cargos de professor, dois de inspetores de aluno e um de secretário A contratação será imediata e depende apenas da aprovação em plenário. As vagas na rede municipal de ensino foram abertas devido à ampliação e construção de novas salas de aula.

    Foto(s): Oliver Moretto/Comércio da Franca
    Data: 30/01/2011----------------------

    Assim sendo, estou de acordo com o Prof. Samuel, quando o msm cita que devemos procurar com URGÊNCIA A CÂMARA LEGISLATIVA , tendo em mãos o documento do Ministério Público citado acima ( no DF não existia essa lei defendida pelo Ministério Público até antes de ontem), bem como o ofício da SEDF onde houve a convocação dos 1545 concursados.
    Isso deve acontecer em caráter EMERGENTE, antes que o GDF faça a convocação dos temporários para ocupar nosso espaço.
    Não estou dentre os 1545 pois sou a 1247ª em Atividades mas, mesmo que não seja convocada, sentirei paz de espírito por não ter me calado frente a tanto absurdo e sujeirada contra nossa classe.
    Aqui em Franca sou a 247ª e com a aprovação destas 60 convocações, faltarão apenas 130 para que me convoquem porém, meu sonho e necessidade é retornar para Brasilia, onde vivi 28 anos e tive meu único filho.
    Torço para que tudo dê certo.
    Não fiquemos de braços cruzados e fazer fazer uso de toda e qualquer lei que garanta nossa convocação.
    Temporario no lugar de temporário e EFETIVO NO LUGAR DE EFETIVO.
    Valeu! Estou à disposição.
    Espero ter ajudado.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  4. Cláudia,
    Sempre acompanho os comentários no blog do WD e em nenhum momento vi a sua "suposta linxação", vi sim, você pegar comentários, distorcer, faltar com o respeito e querer intimidar no grito. Reveja a sua postura, não use esse espaço para criar confusões isso não está ajudando em nada quem está aqui na frente de batalha. Continue aí em sua cidade, aqui em Brasília já temos muitas pessoas que usam as outras para se promoverem.
    ANA

    ResponderExcluir
  5. Ana,
    Você é uma das que se doem com minhas colocações e deve ter suas razões. Por isso, vou respeitar suas colocações.
    Gostaria que, assim como eu, você me respeitasse porque em momento algum eu faltei com o respeito com você ( mesmo porque nao a conheço), distorci palavras de ninguem e tão pouco estou tentando me promover. Não tenho razão alguma para isso.
    Sou educadora e como tal , tenho uma noção de justiça enorme.O que o GDF e a SEDF estão fazendo com os professores concursados é no mínimo, falta de respeito.
    Minha bandeira é : “Efetivo no lugar de efetivo e temporário no lugar de temporário.” Se ela te incomoda, sinto muito mas, vou mantê-la erguida até o dia em que perceber, de perto ou de longe, que a antiga prática (confirmada pela própria secretária de educação no DFTV de ontem) de manter temporário no lugar de concursado chegou ao fim.
    Pela sua reação, vc deve ser uma temporária…
    Outra coisa…Não se iluda…Fiz minha parte para tentar voltar para Brasilia e apenas Jesus me fará desistir dessa meta.
    Até.
    Claudia Lupatini Machado

    ResponderExcluir
  6. Cláudia
    Suas colocações sobre essa questão temporário x efetivo em nada me incomodam, em algumas coisas você até está com a razão.Você pode e deve continuar lutando pelo o que julga certo, desde que não distorça os fatos. É do conhecimento de todos essa velha questão de temporários ocupando vagas de efetivos, você não está falando nenhuma novidade.
    Não lhe faltei com o respeito em nenhum momento até porque: Respeito não se impõe, se conquista.

    Há propósito querida, não sou professora temporária, aguardo assim como você minha vaga de efetivo só que talvez espere menos tempo. Minha classificação foi nonagésimo lugar.
    Boa sorte
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Para você também, Ana!
    Quem sabe um dia ainda seremos grandes amigas.
    Até +.

    ResponderExcluir